sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ACAC - Análise Comportamental da Atenção Concentrada

Às vezes desenvolvo pequenos softwares para uso em pesquisa ou em atendimentos clínicos. Decidi postar alguns aqui no blog para uso livre.

ACAC - Análise Comportamental da Atenção Concentrada é um programa que criei no intuito de exercitar essa função com pacientes com déficit de atenção. Foi inspirado no teste d2 de atenção concentrada. Minha ideia é que, a mesma tarefa que pode ser utilizada para avaliar e mensurar a função de atenção concentrada, poderia ser utilizada também para exercitar essa mesma função. Ainda não testei.


O programa pode ser utilizado também para simular tarefas que envolvem detecção de sinais. A maioria dos parâmetros são configuráveis, como os itens da lista de respostas corretas, itens errados, número de séries, duração das séries, instruções, intervalos de descanso, feedback, etc.

Fiz o programa há pouquíssimo tempo, então ainda não cheguei a testá-lo adequadamente, e nem pensei sobre outros possíveis usos para ele. Imagino que este modelo de tarefa pode ser utilizada para diversos fins. Com o tempo vou modificando o software de acordo com demandas que virem aparecendo. Feedbacks são bem vindos!

BAIXAR ACAC 1.0

3 comentários:

  1. Na prova do psicotécnico tinham uns 3 testes como esse.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do programa, achei quinze séries um pouco demoradas para crianças. Ficaria legal, colocar alguma imagem que representasse o reforço, como uma "caretinha" feliz, ou imagem de palma. Enquanto vai mudando de série, aparece aguarde, acho que poderia aparecer algum feedback, dizendo para prestar mais atenção, ou reforçando os acertos. Parabéns pela iniciativa, e melhor por disponibiliza-lo!

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu não tinha pensado num programa especificamente voltado para crianças. Mas acho que um feedback visual poderia interferir na fluência da tarefa, já que o tempo é uma variável importante.

    O número de séries não é fixo, pode ser alterado logo na primeira tela de configuração!

    ResponderExcluir