segunda-feira, 4 de abril de 2016

Os Urbaneiros

Em fevereiro de 2016, o Grupo de Roleplayers de Lisboa, o canal Felisberto Lagartinha, o Grupo Luso-Brasileiro de Roleplay e a Agenda LARP Lisboa lançaram o desafio da 4ª edição do Passatempo de Criação de Jogos de Representação de Personagem (RPG) originais em Língua Portuguesa do qual tomei conhecimento pelo Facebook.

O objetivo era criar um RPG para ser jogado durante uma caminhada. É uma ideia bastante complicada, porque RPGs geralmente envolvem dados, livros, e fichas de personagem em papel, coisas que não podem ser facilmente levadas em uma caminhada. Mas justamente por ser difícil a ideia me empolgou, e da minha empolgação surgiu o jogo Os Urbaneiros.



Os Urbaneiros é um RPG que não usa dados nem fichas de personagem em papel, e as regras são simples o suficiente para dispensarem o livro durante a partida. As características dos personagens são escritas na mão, e a ideia é interligar a atividade da caminhada com a dinâmica do RPG. Não sei se o objetivo era estimular os jogadores de RPG a caminharem ou fazer com que a caminhada para aqueles que usualmente a fazem fosse menos enfadonha. Tentei fazer algo leve, divertido e simples. Fiz uma sessão de testes e submeti ao concurso, o qual venci! O manual do jogo pode ser baixado aqui:

OS URBANEIROS
(1,51 MB)