segunda-feira, 4 de abril de 2016

Os Urbaneiros

Em fevereiro de 2016, o Grupo de Roleplayers de Lisboa, o canal Felisberto Lagartinha, o Grupo Luso-Brasileiro de Roleplay e a Agenda LARP Lisboa lançaram o desafio da 4ª edição do Passatempo de Criação de Jogos de Representação de Personagem (RPG) originais em Língua Portuguesa do qual tomei conhecimento pelo Facebook.

O objetivo era criar um RPG para ser jogado durante uma caminhada. É uma ideia bastante complicada, porque RPGs geralmente envolvem dados, livros, e fichas de personagem em papel, coisas que não podem ser facilmente levadas em uma caminhada. Mas justamente por ser difícil a ideia me empolgou, e da minha empolgação surgiu o jogo Os Urbaneiros.



Os Urbaneiros é um RPG que não usa dados nem fichas de personagem em papel, e as regras são simples o suficiente para dispensarem o livro durante a partida. As características dos personagens são escritas na mão, e a ideia é interligar a atividade da caminhada com a dinâmica do RPG. Não sei se o objetivo era estimular os jogadores de RPG a caminharem ou fazer com que a caminhada para aqueles que usualmente a fazem fosse menos enfadonha. Tentei fazer algo leve, divertido e simples. Fiz uma sessão de testes e submeti ao concurso, o qual venci! O manual do jogo pode ser baixado aqui:

OS URBANEIROS
(1,51 MB)

2 comentários:

  1. Cara,ja passou pela cabeça fazer um Remake do "Amigo Mitologico"? eu me lembro quando jogava esse joguinho quando meu pc ainda tinha 256 de memoria xD, acho que daria um sucesso bom hoje em dia ja q nao conheço muito jogo desse genero no pc (tirando facebook)

    ResponderExcluir
  2. Acho que povo não tem paciência pra esse tipo de jogo em computador mais. Ficaria melhor para celular, mas não sei programar para celular. :(

    ResponderExcluir